O primeiro ciberataque da história

Em fevereiro de 1946 foi criado o primeiro computador eletrónico do mundo, mas já algumas centenas de anos antes, em 1834, ocorreu o primeiro ciberataque alguma vez registado.

Os irmãos banqueiros François e Joseph Blanc orquestraram nesse mesmo ano um plano para conseguirem se apoderar de mensagens que o governo francês transmitia sobre o mercado. Atualmente podemos dizer que foi por engenharia social.

Como sabemos, as tecnologias na altura eram bastante arcaicas e exista muito pouco conhecimento sobre os sistemas que se utilizava e, como estes podiam ser utilizados e aproveitados para benefício próprio.

Em Paris, na década de 1790, foi construído o primeiro sistema de rede de dados do mundo. Várias torres com um sistema móvel de braços mecânicos no topo constituíam este telégrafo mecanizado. Cada braço de cada torre corresponde a uma determinada letra, número ou caracteres. Através de um telescópio, os operadores de cada torre de cada cidade conseguiam assim ler o que a torre de outra cidade conseguia transmitir através dos seus braços mecânicos.

Com este sistema inovador para a sua altura, as mensagens que o governo queria transmitir eram recebidas numa questão de minutos, invés de demorarem dias a serem enviadas por mensageiros ou pombos-correio. 

E com este sistema governamental comunicacional em vigor, que os Blanc em 1834 conseguiram fazer o seu ciberataque.

Estes irmãos negociavam títulos públicos do governo na cidade de Bordeaux, a mais de 500 km de Paris, então, as informações necessárias sobre os movimentos do mercado demoravam vários dias para chegar à cidade. Os negociantes que recebiam as notícias mais rapidamente conseguiam sempre mais sucesso a negociar ao anteciparem-se ao movimento do mercado. 

Com isso em mente, contrataram um colega em Paris para observar o mercado de valores e este poder transmitir a informação para um operador da torre da cidade de Tours que tinha sido subornado pelos irmãos. 

Isto foi possível porque o sistema de dados incluía um símbolo “backspace” que era utilizado pelo operador da linha para o carácter anterior ser ignorado. Um carácter era inserido antes deste backspace indicando o movimento do mercado de valores. 

Este carácter era visto por um antigo operador de telégrafo que era amigo dos irmãos e via a mensagem da torre ao redor de Bordeaux por um telescópio e transmitia a mensagem aos irmãos. Com este plano, os Blanc mantinham-se à frente da competição ao conseguirem adquirir a informação sobre o mercado 5 dias mais cedo que os seus competidores.  

Foram descobertos 2 anos depois, em 1836, quando o operador corrupto de Tours ficou doente e revelou tudo a um amigo seu, na esperança que este o substitui-se e então, acabou por revelar à polícia este esquema. 

Chegaram a ser julgados pela sua estratagema, mas não puderam ser condenados porque não existia nenhuma lei em vigor que criminalizasse o que os irmãos haviam feito.

Concluindo, mesmo não existindo muita tecnologia, foi possível aproveitar-se de um sistema que por isso só foi inovador para sua altura através do fator humano ao que conhecemos de engenharia social. A própria suscetibilidade do ser humano foi o que levou ao sucesso do primeiro ataque cibernético.

Share post

Contact us

News about cybersecurity and data protection

A LGPD e o impacto nas pequenas empresas

As pequenas e médias empresas não estão isentas da conformidade com a LGPD. A Lei se aplica sempre que uma empresa coleta dados pessoais de um cidadão brasileir
Cybersecurity

Gestão de Incidentes de Segurança Cibernética

A segurança cibernética tornou-se uma prioridade incontestável nas empresas modernas, à medida que a complexidade das ameaças digitais continua a evoluir. Nesse contexto, a habilidade

en_GB